Pages

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estamos chegando no fundo do poço.

Hoje me deparei com o seguinte anúncio para vaga de emprego em um site, tive que ler o mesmo duas vezes para ter certeza que eu não estava alucinando, segue (cópia).

(NOME REMOVIDO) Comunicação oferece vaga:
Conhecimentos:
- Criatividade, domínio de técnicas de ilustração, design gráfico/web, pro-atividade e vontade de enfrentar desafios.
Softwares:
- Photoshop, Indesign, Illustrator, Corel Draw, Dreamweaver, Flash (animação e programação AS2 e AS3), Freehand, Fireworks, After Effects e Premiere.
Deve dominar JavaScript, PHP e C#
Desejado:
Conhecimentos de modelagem 3D e inglês fluente.
Oferecemos:
Salário de R$ 850,00, além de vale transporte e alimentação.


Acho que qualquer ser humano normal já viu o absurdo, né?
Estás achando que é só o vergonhoso salário oferecido para um profissional desse cabarito? Para esse canivete suíço das artes visuais?

Tempo para pensar... 5... 4... 3... 2... 1

É isso aí, esse profissional não existe! São funções distintas. Isso me levou a pensar que realmente estamos chegando ao fundo do poço na publicidade brasileira, pelo menos no que diz respeito (ou a falta de) aos profissionais que integram as equipes criativas das empresas, sejam elas agências, bureaus, produtoras, etc.

Esse anúncio, que apelidei de "pra comer minha mãe vem dez, pra dar pro meu pai não aparece ninguém", mostra exatamente essa nova e triste realidade nas empresas de comunicação brasileiras, exigências absurdas quanto a capacitação/conhecimentos do profissional, mas a remuneração é totalmente incompatível com o que é exigido pela empresa contratante.

Vamos analisar, o profissional que essa agência CANALHA procura é um Diretor de Arte + Designer + Web Designer + Editor de Video + Técnico em efeitos especiais + Web Developer.
Baseado em uma média salarial da Info (SP) e do Sinpatep (SC), o salário desse profissional de livros de fábulas deveria ser R$ 12,645,47 / mês!
E só pra constar... vale-refeição e vale trasporte é obrigação, pô!

Mas quer saber quem é o maior culpado por essas vagas ridiculas que aparecem por aí? VOCÊ profissional de propaganda! Sim, você! E isso me incluí! Somos desunidos, se todos nós deixassemos as agências vazias com os donos apavorados sem profissionais para fazer os trabalhos seriamos melhor pagos e as agências melhor remuneradas. Mas sempre tem um "puta" para aceitar um salário desses e trabalhar madrugada a dentro sem receber hora extra.

Também são culpados os sindicatos dos profissionais de propaganda que só recebem a "contribuição" e não se fazem presentes para denunciar abusos por parte das empresas, e se o funcionário faz, é demitido e entra pra lista negra.

Já os donos das agências estão indo com a maré, se os outro não fazem porque eu faria? Dane-se!
Agora sempre tem coisas que extrapolam como o anúncio aí em cima, que passa de qualquer limite do respeito.

Muitos vão dizer que estou desabafando, pode até ser, mas acho mesmo que as coisas precisam mudar... e logo.

Um comentário:

  1. Excelente texto, e faço de suas palavras as minhas. O apocalipse chegou mais cedo no mundo publicitário.
    Sou publicitário também e já passei por poucas e boas.
    Compartilho com você das mesmas angústias e agonia sobre a profissão.
    http://www.daviaraujo.com.br

    ResponderExcluir